Reunião APG – 06/07/2017

Participantes: Barbara, Jarbas, Jefferson, Júlia e Lucas

Pauta:

  1. Informes
  2. Eventos e representação
  3. Debate GTs

Informes:

[Julia] Foram relatados os acontecimentos recentes da residência multiprofissional do IFF. Um dos problemas apontados é a ausência de regimento próprio da residência multiprofissional, o que leva a residência a operar na mesma lógica que a pós-graduação stricto sensu. Dessa forma, uma nota D pode levar à expulsão, o que dá poder aos preceptores de inviabilizar os alunos a partir de critérios pessoais de relacionamento.

[GT de Articulação Política] Foi formalizado por e-mail a ANPG a comunicação da nova gestão da APG-Fiocruz.

[Barbara] relatou que o GT de articulação política fez uma reunião dia 08 de junho, onde foram levantados pontos de pauta para a reunião com a Nísia. Esses pontos eram:

  • local físico para APG (internet, computador, mesa,..)
  • assento ou ser ouvinte nos CDs Fiocruz e no Congresso Interno da Fiocruz
  • ajuda de custo para participação da APG em encontros nacionais
  • apoiar e fortalecer a participação da APG na organização do próximo congresso da ABRASCO
  • fortalecer e apoiar a inserção da APG nos programas de PPGs (divulgação de informes, emails, convite para aulas inaugurais,…)
  • ajudar financeiramente a APG com cartões, cartazes,…
  • informar os meios e locais em que os alunos podem tratar sua saúde dentro do campus da Fiocruz (levantamento a ser realizado pelo GT saúde)
  • informar sobre revisão do estatuto e ter reconhecimento do novo (o novo estatuto será feito pelo GT estrutura e financiamento)

[Jarbas] relatou que um de seus professores estava em busca de alunos de pós-graduação para dar aulas no ensino básico. Ficamos de ver como o professor gostaria que a APG se inserisse nesse projeto.

[Jefferson] reunião preparatória para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (SNCT), relato de participação, não houve convite formal para a APG participar da reunião, no entanto, devido à presença enquanto trabalhador foi apontado por assessoria direta da presidência também o vínculo enquanto representante do corpo discente, o que acabou tornando a presença na reunião também um representação da entidade. Efetivamente fomos envolvidos no processo de organização e convidados de maneira direta como atores importantes para o evento. Tratou-se de uma reunião organizada pela VPEIC e Museu da Vida, onde houve uma apresentação dos presentes (representantes de unidades da Fiocruz) e uma breve fala dos coordenadores do evento. Os coordenadores do evento destacaram em sua fala que o Museu da Vida está totalmente a disposição para viabilizar as atividades e garantir infraestrutura. Foram realizadas conversas com coordenadores no sentido de compreender qual tipo de inserção caberia, destaca-se ações de diálogo com o público e distribuição de material de divulgação. Foi realizada, também, conversa com uma aluna de doutorado do IOC, Carolina Dale, presente na reunião enquanto trabalhadora, já esteve enquanto representante discente do seu PPG, no sentido de convidá-la para trabalhar com a APG no eventual processo de organização de atividades para a SNCT.

[Jefferson] informa que durante a reunião preparatória da SNCT foi abordado por assessora da presidência da Fiocruz que instou a APG Fiocruz a participar da comissão organizadora local do Abrascão 2018. Ficou combinado que seria enviado um email com o nome dos representantes.

[Babara] relata resposta recebida pelo GT de Violência quanto a possibilidade de assento para a APG. Foi indicado que inicialmente não haveria a possibilidade de inclusão da APG, no entanto a participação de alunos foi solicitada e apontada como importante.

[Jefferson] participação na semana acadêmica ICICT, relato, juntamente com Lucas, foram abordados por alunos egressos que propõem que sejam incorporados os egressos como entes representados pela APG-Fiocruz.

[Leitura de texto enviado por aluna da COC] Daniele: “Olá!!! Gostaria de lembrar sobre a proposta para pauta do estudante trabalhador : as instituições devem se posicionar para criar um ambiente livre de constrangimentos e de garantia de direitos. Outro ponto é: atraso de bolsas e um plano institucional para garantir às necessidades básicas dos estudantes ( alimentação e transporte por exemplo). Desejo uma ótima reunião e aguardo retorno”

[Lucas] participação em evento conhecimento sem cortes, relato, com Jefferson, evento promovido pela ADUFRJ, ASFOC, UFRJ, Fiocruz, SBPC. Foi realizada uma fala em nome da APG, construída no momento da atividade, devido a convite para fala, os eixos abordados foram: o lugar do estudante em meio aos cortes, como o primeiro a ser afetado; a importância de discutir os cortes em C&T de maneira conjuntural, compreendê-los como um projeto de país que está colocado; e o caráter fundamental de discutir que paradigma de ciência estamos defendendo. Foram feitas demandas por parte da organização do evento para que a APG-Fiocruz participe da campanha online e mobilize alunos da Fiocruz para falar sobre suas pesquisas.

Pautas:

Participação no encontro de jovens em defesa do SUS:

Concomitante a reunião anual da SBPC acontecerá o I Encontro de Jovens em defesa do SUS. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde junto a entidades como ANPG, UBES, DENEM e UNE. Ele acontecerá nos dias 20 e 21 e terá como temas Conferências nacionais temáticas, PL 200 e ética em saúde, residências em saúde, formação EAD em saúde. O CNS forneceu verba para que dois de nós participássemos do evento. Iriam Lucas e Kate, mas Kate avisou que não pode mais. Jefferson estará trabalhando na SBPC e também participará do evento conforme disponibilidade.

Participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia:

Anualmente acontece a semana nacional de ciência e tecnologia. O projeto de popularização da ciência promove ações em diversas instituições do país, inclusive na Fiocruz de 23 a 29 de outubro. A assessora da Nísia nos abordou e pediu que contribuíssemos como APG na organização do espaço, propondo qualquer atividade. Jefferson propõe uma atividade que ocupe o espaço da biblioteca parque de Manguinhos.

Participação na organização do 12º Congresso brasileiro de saúde coletiva (Abrascão):

Já tínhamos decidido em reuniões anteriores que iríamos requerer participação na organização do 12º Abrascão, que ocorrerá na Fiocruz Rio.  A próxima reunião local de organização acontecerá dia 17 de julho na Fiocruz.

Link de referência:

https://www.abrasco.org.br/site/eventos/congresso-brasileiro-de-saude-coletiva/2o-reuniao-da-comissao-organizadora-do-abrascao-2018/29410/

Participação no 5º Salão nacional de divulgação científica:

A ANPG organiza anualmente o Salão nacional de divulgação científica. Ficamos de conversar com a Tamara para nos inserirmos na organização desse espaço e pedir um local de fala.

Participação no GT de violência da Fiocruz:

Após solicitarmos cadeira no GT de violência da Fiocruz, nos convidaram para participar das próximas três reuniões do ano. Pediram que indicássemos alguém da residência, por ser alguém com vivência no território. Decidimos pensar em um nome de alguém que trabalha no território e reforçar uma cadeira da APG.

Questões pontuais dos alunos:

Foi ressaltado como nós somos procurados pelos alunos com pautas específicas e questões pontuais. Algumas delas foram citadas na reunião:

  • representação dos alunos egressos;
  • questão da valorização do diploma interdisciplinar;
  • plano institucional para o atraso de bolsas
  • o assédio no trabalho do estudante que concilia emprego e pós-graduação
  • inserção nas semanas de abertura do segundo semestre letivo dos programas de pós-graduação

Encaminhamentos (responsáveis em parênteses):

  • Folheto para entregar nas semanas de início de semestre letivo (Jarbas)
  • Pedir para Kate escanear o documento que comprova que somos uma gestão eleita da APG (Bárbara)
  • Passar temas do Encontro de jovens em defesa do SUS para todos. Falar com Dalmare para entender como o evento se estruturará (Lucas)
    • Reflexão inicial acerca do tema das Residências (Clara e Julia)
  • Mandar nomes de Jarbas e Bárbara como representantes da organização do Abrascão. (Jefferson)
  • Divulgar página do conhecimento sem corte no Facebook (Lucas e Jefferson)
  • Falar com Tamara sobre o Salão Nacional de divulgação científica (Lucas)
  • Enviar resposta para o GT de violência pedindo um assento para APG + representação de alguém que conheça o território (Jefferson)
  • Obter mais informações sobre convite para ações com a educação básica (Jarbas)
  • Debate sobre estrutura da APG: GTs não estão funcionando plenamente, nos propusemos discutir outras formas de organização.

Próxima reunião: 17/06, 18h, local a definir. Pauta: reunião com Nísia.

WhatsApp Image 2017-07-28 at 12.21.51 (2)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s