Relatoria de Reunião com Nísia Trindade Lima (presidente da Fiocruz), 19/07/2017, no Castelo Mourisco, Manguinhos.

Presentes:
Nísia Lima (Presidência/Fiocruz), Cristina Guilan (Vpeic/Fiocruz), Barbara Cunha (APG-Fiocruz),
Kate Batista (APG-Fiocruz) e Clara Newlands (APG-Fiocruz)

Pauta

  1. Participação nos assentos representativos
  2.  Espaço físico para APG Fiocruz no campus
  3.  Recursos e infraestrutura
  4. Congresso discente da Fiocruz

Pautas da APG

1
A gestão da presidência da Fiocruz foi parabenizada, pela APG, pela implementação do  curso de português para alunos estrangeiros, que será ofertado em parceria com a UERJ. Cristina informou que haverá um curso de inglês para os funcionários das secretarias acadêmicas (a ser divulgado no fórum das secretarias) e está sendo formulado um curso de inglês em formato, possivelmente, de consultoria, para os alunos (foi solicitada a ajuda da APG para pensar neste curso – formato e critérios de seleção de alunos que poderiam ter a consultoria). A APG deu a ideia de haver apadrinhamentos dos alunos estrangeiros com os brasileiros para ensino das línguas nativas.
Falou-se do Congresso da APG, a ser realizado em 2018, e da necessidade de haver um apoio logístico para trazer alunos de outras unidades da Fiocruz no país e para realização do mesmo. Citou-se também o apoio logístico, quando necessário, para participação em eventos nacionais dos membros da APG. Ambas as pautas foram apoiadas, a APG deve encaminhar um documento sistematizando suas necessidades!

Num âmbito maior, discutiu-se a inserção dos doutores no mercado de trabalho, pois as bolsas de pós doutorado vêm diminuindo, e não existe mais a possibilidade do aluno continuar no grupo de pesquisa como pesquisador visitante. Atualmente a Fiocruz está repensando sua política de inovação e sabe da importância da permanência de alguns recém doutores nos grupos de pesquisa.

Foi solicitado que todas as demandas da APG por e-mail tenham em cópia a Cristina Guilan.

Sobre haver uma sede para a APG, a articulação deverá ocorrer a partir de contato com Mario Moreira (VPGDI/Fiocruz), via Cristina Guilan, pois ele está fazendo um levantamento das salas do prédio da expansão. Existe, na expansão, uma sala para o Centro de Apoio Acadêmico, que é grande e poderia ser dividida, cedendo um espaço para APG. Recebemos, no dia 20jul, um e-mail referente a este tema!

Contatar Ana Furniel, via Cristina Guilan, para que a APG seja inserida nas discussões e para que haja um espaço para ela no Campus Virtual. Ana Furniel já nos enviou e-mail, no dia 20jul, e pede uma data para o encontro!

2
Para que os membros do CD Fiocruz conheçam a APG e para que seja iniciada uma discussão sobre uma maior participação da APG nos espaços da Fiocruz foi sugerida uma apresentação na reunião de setembro. Pelo estatuto da Fiocruz ser um decreto de lei e, a inserção de novos membros em determinados espaços precisam de modificação do mesmo, a ideia é que inicie-se esta discussão para, no momento oportuno, eventuais alterações sejam feitas. No entanto, a participação em câmaras técnicas (importante por serem assessorias do CD Fiocruz) e GTs será realizada nos locais de interesse da APG.
Será verificada a possibilidade de que 1 ou 2 membros da APG possam participar como ouvinte do Congresso Interno de 2017, a ser realizado em dezembro deste ano. Existe um GT voltado para preparação do Congresso que aceita propostas como contribuição, procurar Mário Moreira /Juliano Lima (Cogep/Fiocruz), via Cristina Guilan.

Entre 9 e 11 de agosto haverá, na ENSP, a reunião do Conselho Nacional de Saúde, uma parte será aberta ao público, a presença da APG será bem vinda. Para maior participação e informações, via Cristina Guilan, procurar Valcler Rangel (Gabinete da Presidência/Fiocruz).

Pautas da Presidência

O GT de integridade de pesquisa da Fiocruz será remontado, ele discutirá a prática da ciência (questões como autoria, validação de hipóteses) e tem o objetivo de ser pedagógico e orientador. Havendo interesse, a APG é convidada a se inserir.

Segunda feira, dia 24 de julho, haverá uma reunião sobre o tema assédio com a comissão da Fiocruz e a ASFOC. A pesquisadora Tatiana Wargas, será convidada por sugestão da APG.WhatsApp Image 2017-07-20 at 10.00.49

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s