Relatoria Câmara Técnica de Educação 26 e 27 de setembro de 2017

Participaram: Bárbara e Lucas

Data: 26 e 27 de setembro

 

A CTE é composta por vice-diretores de ensino das unidades da fiocruz e coordenadores dos cursos de pós-graduação, além do vice-presidente de educação e componentes da Coordenação Geral de Pós-graduação (CGPG), associada a Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC). A CTE é um órgão consultivo e não deliberativo. Em reunião com a presidente Nísia, um assento para a APG na CTE foi garantido.

 

Na reunião dessa semana foram debatidos 4 temas: doutorado profissional, a política de internacionalização da Fiocruz, Escola de Governo Fiocruz e o Conselho Interno. Além disso, após a fala de abertura do vice-presidente, três editais de fomento a atividades acadêmicas foram anunciados e a APG fez uma fala apresentando suas reivindicações.

 

Nossa fala foi pautada em três pontos: a necessidade de comunicação institucional mais unificada com os pós-graduandos; o congresso interno dos pós-graduandos da Fiocruz, a acontecer em março de 2018 e um plano de segurança dos alunos de pós-graduação, que envolve o investimento em assistência estudantil (alimentação, moradia e transporte). O vice-presidente nos assegurou uma reunião para tentarmos resolver essas questões. Alguns vice-diretores de ensino fizeram contato conosco apoiando nossas pautas.

 

Quanto aos demais temas da CTE, foram apresentadas propostas para doutorado profissional, nova modalidade instituída pelo MEC. Além disso, foi apresentado o programa Escola de Governo da Fiocruz, que regulamenta os cursos lato sensu da Fiocruz, e a política de internacionalização da instituição, necessária para participar de novos editais do governo. A política de internacionalização foca interações sul-sul, com países da América Latina ou da África, por exemplo, para além das interações com países de produção científica hegemônica.

 

Por fim, no debate sobre o Congresso Interno ficou acordado que a CTE iria propor modificações e acréscimos pertinentes à educação nas 9 teses a serem apresentadas pela organização do evento. As sugestões dos membros podem ser enviadas até dia 20 de outubro à CGPG, que irá sintetizar as demandas até dia 25. O arquivo volta para comentários dos membros até dia 28 para ser enviado à organização até dia 31.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s