Entrega do Prêmio Oswaldo Cruz de teses – Discurso APG Fiocruz

Confira o discurso proferido pela APG Fiocruz durante o evento, em 04 de dezembro de 2017.

Bom dia a todas e todos.
Quando chegamos em dezembro, é inevitável fazermos uma retrospectiva. E ter a clareza de que estamos inseridos em contextos históricos nos ajuda a avançar. Reconhecer legados e construir alternativas. Necessariamente, aumenta o nível de responsabilidade ética que devemos assumir de maneira solidária diante da sociedade brasileira. Trata-se de um compromisso público e inclusivo.

 

Mais do que premiar, hoje, reconhecemos e destacamos aqui processos de trabalho dedicados a pesquisa desenvolvidos por discentes com o apoio de seus orientadores e grupos de pesquisa.

 

O lugar do pós graduando é potente exatamente pela sua capacidade de levar adiante projetos de grupos de pesquisa, que devem refletir as demandas do país e do mundo.

 

Precisamos, por isso mesmo, compreender o processo formativo em ciência e tecnologia para além dos espaços de pesquisa, é comprometimento político. Neste sentido, fortalecer a assistência e participação estudantil é estratégico.

 

Temos avançado juntos nesse processo.

 

Defendemos recentemente no Conselho Deliberativo da Fiocruz nossa participação continua, mesmo que inicialmente sem voto, esperamos que na última reunião do ano do CD nossa participação seja referendada.

 

Na última semana inauguramos um espaço onde ficará sediada a Associação de Pós Graduandos e o Centro de Apoio ao Discente, e como bem destacou a presidente Nísia na ocasião, esse espaço precisa ser potente para avançarmos em direção a alternativas para superação dos desafios históricos que enfrentamos e continuidade das nossas pesquisas.

 

Avançamos em direção à participação estudantil nas unidades regionais. Participaremos pela primeira vez do Congresso Interno e defenderemos centralmente a formulação de uma política institucional de assistência estudantil como comprometimento estrutural da instituição em direção a superação de desigualdades sociais e incremento da sua produção acadêmica.

 

Essas são bases que certamente amparam o fortalecimento discente na instituição, aprofundam nossos processos formativos e viabilizam o desenvolvimento de projetos como os que são premiados aqui hoje.

 

A população brasileira tem o direito de acessar a produção acadêmica de todos nós através do aprofundamento das iniciativas de ciência cidadã e de popularização da ciência. Nossos colegas hoje premiados, representam a potência de uma força de trabalho fundamental para a consolidação da Fiocruz e do Brasil do futuro.

 

Parabéns a todas e todos.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s