Relatório da gestão APG Fiocruz/RJ 2017-2018

Este documento relata e registra as principais atividades desenvolvidas pela APG Fiocruz Rio na gestão de 2017-2018. Todos os documentos produzidos (relatos, discursos, notas, análises, instrumentos de trabalho, entre outros) encontram-se disponíveis no drive virtual vinculado a conta de e-mail “apgfiocruzrio@gmail.com”, e foram devidamente publicizados no blog (apgfiocruz.wordpress.com) e na página oficial do Facebook (https://www.facebook.com/apgfiocruz/). Esse relatório foi apresentado a comunidade da Fiocruz no dia 4 de maio de 2018, no auditório do Museu da Vida (Foto 1).

Foto 1: Apresentação do relatório de gestão da APG Fiocruz RJ (2017-18)

WhatsApp Image 2018-05-04 at 14.17.26.jpeg

Pesquisa de perfil do pós-graduando

A APG Fiocruz Rio conduziu uma pesquisa de perfil dos pós-graduandos da instituição entre fevereiro e março de 2018. Os resultados servirão de base para as ações da APG Fiocruz-RJ, principalmente para a implementação de uma política de assistência estudantil. A pesquisa contou com 1404 respostas de alunos de cursos lato e stricto sensu das diversas unidades de ensino e pesquisa da Fiocruz.

Os resultados gerais foram apresentadas durante a reunião Câmara Técnica de Educação (CTE) nos dias 26 e 27 de abril de 2018 (Fotos 2 e 3),  da qual fazem parte a Coordenação Geral de Educação da Fiocruz (CGE), o conjunto de coordenadores de curso e vice-diretores de educação de todas as unidades da Fiocruz e para a comunidade da Fiocruz do Rio de Janeiro, no dia 4 de maio de 2018.

Fotos 2 e 3: Apresentação dos principais resultados da I Pesquisa sobre o Perfil do Pós-Graduando da Fiocruz na CTE.

 

Participação e organização de atos

Frente às crescentes ameaças à democracia, ao direito à saúde, à ciência e tecnologia e aos direitos humanos, a APG participou ativamente das mobilizações coletivas de resistência e tem convocado todos os alunos a somarem suas vozes.

Desde a ameaça de corte de bolsas do CNPq, em agosto de 2017 (Foto 4 e 5), quando houve um ato no campus Manguinhos a participação da construção e execução da Marchas pela Ciência e da campanha Conhecimento sem cortes. Além disso, estivemos presentes em atos pela democracia (Fotos 6 e 7), contra as reformas para o regresso do governo Temer, contra a violência policial e o genocídio negro.

Em agosto de 2017 fomos também até o congresso nacional na sessão solene de 100 da morte de Oswaldo Cruz proferir um discurso em defesa da saúde, ciência e tecnologia nacionais (Fotos 8 e 9).

Foto 4 e 5: Concentração e o ato contra a ameaça de corte de bolsas do CNPq no campus Manguinhos

IMG-20170822-WA0059WhatsApp Image 2017-08-27 at 09.36.12 (1)

Fotos 6 e 7: Marcha pela Ciência, na Praça Mauá

 

Fotos 8 e 9: Participação na Sessão Solene de 100 anos da morte de Oswaldo Cruz, do Congresso Nacional

 

Assembleias de estudantes, reuniões de RDs e comunicação interna

Durante o período de nossa gestão, atuamos junto aos estudantes em (4) almoços coletivos (Fotos 10), em (3) assembleias estudantis (Fotos 11 e 12) e também na organização das (2) reuniões do colegiado de Representantes Discentes da Fiocruz.

Fotos 10: Registro do almoço e cartaz de divulgação

 

Fotos 11 e 12: Assembleia sobre a ameaça de cortes nas bolsas CNPq onde se decidiu um dia de paralisação estudantil com ato

 

 

Estabelecemos canais de comunicação com os alunos, por meio de e-mails enviados pelas secretarias acadêmicas, e por nossos e-mails apg.rio@fiocruz.br e aprfiocruzrio@gmail.com. Além disso, registramos em nosso blog https://apgfiocruz.wordpress.com/ de modo aberto as relatorias de nossas reuniões e discursos proferidos nos espaços para os quais fomos chamados, todos eles tendo sido construídos de maneira colaborativa pelo coletivo de gestão. A página da APG (https://www.facebook.com/apgfiocruz/) e o Fórum (https://www.facebook.com/groups/apgfiocruz/) no Facebook são também um canal de contato com a gestão e um meio para divulgarmos eventos, notícias e notas para o coletivo de estudantes.

Além desses meios, a gestão da APG consolidou os seguintes grupos de articulação via WhatsApp:

. Mobilização PG RJ (mobilização das APGs do estado do Rio de Janeiro)

. Representantes Discentes Fiocruz 2017/2018 (mobilização dos representantes discentes dos PPGs da unidade Fiocruz do RJ)

. Notificação CRBio (discussão e repasses sobre o andamentos das ações em decorrência das notificações do Conselho Regional de Biologia aos estudantes da Fiocruz)

. Polivalente e Pós-Graduação

. GT CRBIO (Grupo de Trabalho a frente das ações em decorrência das notificações do Conselho Regional de Biologia aos estudantes da Fiocruz)

. Fórum APGs Fiocruz (articulação entre as APGs de todas as unidades da Fiocruz)

. Pós-Graduandos da Fiocruz (articulação com os estudantes da Fiocruz)

Atuação junto ao movimento estudantil da pós-graduação

A APG Fiocruz Rio participou do 41º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (Conap) que aconteceu em novembro de 2017 em São Luís (Maranhão) (Foto 13). Lá foram debatidos direcionamentos nacionais para o movimento estudantil da pós-graduação e foi reformulado o documento de direitos e deveres do pós-graduando para incluir também os alunos que não são vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES), como a Fiocruz.

Nesse mesmo evento, em reunião com representantes estudantis das unidades da Fiocruz de Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco e Bahia, estabelecemos o Fórum de APGs da Fiocruz, para articular a atuação das diferentes representatividades discentes pelo Brasil.

Nós também estivemos articulados com a Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG) e com outras APGs da cidade do Rio de Janeiro durante as mobilizações pela ciência e tecnologia. Em julho de 2017 em Belo Horizonte participamos do Encontro Nacional da Juventude em Defesa do SUS, junto de outras APGs e de diretórios estudantis de cursos da saúde.

Ainda na conclusão do processo de gestão foram disparados os processos relativos a participação no 26º Conselho Nacional de Pós-Graduandos (CNPG), que elege as gestões da ANPG. Foram estabelecidos os calendários para eleição de delegados, disponível no link: congressoanpg.com.br/habilitadas .

Foto 13: Participação no CONAP

23905613_1548988748487560_6440688803664341411_n.jpg

Desenvolvimento de atividades

A APG também realizou atividades científicas e de divulgação durante sua gestão. Destacamos a atividade sobre Ciência Democrática realizada com jovens de Manguinhos e da Maré durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) (Foto 14),  participação na organização do 5º Salão Nacional de Divulgação Científica, em julho de 2017 em Belo Horizonte e a mesa “Pós-graduandos e a reforma sanitária no Brasil contemporâneo” a ser realizada durante o Abrascão em julho de 2018.

Foto 14: Participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017

22904684_745093382342435_300029225515216524_o

Atuação na instituição

Durante nossa gestão consolidamos o assento em diversas instâncias da Fiocruz. Participamos enquanto representantes discentes da Câmara Técnica de Educação (CTE), da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Violência no Trabalho, Comitê de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas Com Deficiência, do Grupo de Trabalho de Acolhimento, Grupo de Trabalho do Programa Institucional Violência e Saúde e do Conselho Deliberativo (CD) da Fiocruz. O assento do CD não está confirmado, mas iniciamos processo de requisição junto ao conselho.

Nós estivemos também em reunião com a Presidência e com a Coordenação Geral de Educação da Fiocruz (CGE) para colocar as pautas mais imediatas dos estudantes de pós-graduação para a presidência da Fiocruz. Além disso, participamos das mesas de abertura de diversos eventos da Fiocruz, sempre pautando os interesses dos alunos (Fotos 15 a 19).

Fotos 15 a 19: Mesas de abertura da reunião do segundo semestre de 2017 da Câmara Técnica de Educação, da comemoração dos 50 anos do PPG Saúde Pública (ENSP), Reunião com a Presidente da Fiocruz, abertura do Congresso Interno da Fiocruz e comemoração pelo dia dos professores (sentido horário)

 

Tivemos também participação no VIII Congresso Interno da Fiocruz em dezembro de 2017 (Foto 20). Levamos a Tese sobre política de assistência estudantil (https://apgfiocruz.wordpress.com/2017/10/31/viii-congresso-interno-fiocruz-ata-e-tese-inclusao-e-assistencia-estudantil/) escrita pelo coletivo de estudantes da Fiocruz para o congresso. De maneira pouco dialógica, a organização do congresso não acatou a tese, apenas compartimentalizou trechos do documento em outras teses do congresso. Porém podemos destacar como uma conquista a aprovação da diretriz da criação de uma Política Institucional de Assistência Estudantil, que agora deverá ser um dos eixos de atuação da presidência da instituição.
Foto 20:

25443008_1572530136133421_7732759274039279280_n

Espaço físico, CAD e curso de idiomas

Pelas articulações com a presidência, incluindo processos ligados às gestões anteriores, conseguimos que a APG tivesse uma espaço físico para operação e reuniões na sala 910, no nono andar do prédio da Expansão da Fiocruz. Além disso, na mesma sala, agora funciona o Centro de Apoio Discente (CAD), vinculado à Presidência da Fiocruz, que realizará atividades de acolhimento ao estudante (Foto 21 a 24).

Além disso, nesse contexto, a APG conseguiu que a instituição fornecesse curso de inglês para estudantes e curso de português para os alunos estrangeiros.

Foto 21 a 24: Inauguração da sala da APG e CAD (com Nísia – presidente da Fiocruz, Cristina – da CGE e Márcia – responsável pelo CAD) e reunião da gestão da APG na sala.

 

Atuação junto ao sindicato e ao grêmio da EPSJV

Atuamos também junto ao sindicato dos trabalhadores da Fiocruz (ASFOC-SN), nos atos em defesa da ciência e tecnologia. Também articulamos com os estudantes secundaristas do grêmio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) para levar suas reivindicações ao VIII Congresso Interno da Fiocruz.

Alojamento Hélio Fraga e transporte

Durante o período da nossa gestão, estivemos juntos dos estudantes moradores do alojamento para reorganizar seu coletivo de moradores. Nós articulamos junto à instituição e ao sindicato para dar conta das demandas circunstanciais dos alunos. Como dois exemplos estão a compra de conversores digitais para as televisões dos apartamentos e também a possibilidade de os alunos utilizarem diariamente o transporte institucional do campus Mata Atlântica para o campus Manguinhos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s